top of page
InglesVitalicio.jpg

Diário de uma vida Sendo Eu 

Autoconhecimento, Terapias Energéticas, Experiências de vida e mais sobre minha jornada de Alinhamento e Contraste

E se, procrastinar, for a melhor escolha?

Eu sei que por muito tempo eu olhei para a procrastinação como preguiça, ou falta de organização, ou mesmo insegurança. Mas, a real é que outro dia entendi que a procrastinação é, na verdade, uma ferramenta incrível para medir o meu alinhamento.

Quando estamos desconectados da nossa fonte, a procrastinação, ou a não ação, pode ser a melhor decisão.

Eu perdi a conta de quantas horas dediquei ao meu negócio, mas de um lugar de falta, de insegurança, de culpa e de uma necessidade de compensar tudo através da ação forçada. E aí, eu te falo que era eita atrás de eita. Tiro no pé na certa.

Eu vivia na autocobrança, pois, por mais que fizesse, nunca era o suficiente. E, mesmo que tivesse algum ‘resultado’, nunca era compatível com a quantidade de esforço que estava colocando ali.

Até que… hoje, no meu atual negócio, eu fui descobrindo o poder da procrastinação, ou do ócio criativo. Fui entendendo que às vezes cochilar, passear pelo bairro, tomar sol, ler um livro ou qualquer outra coisa, vai ser muito mais benéfico para o meu negócio, do que forçar uma ação sem inspiração.

E eu sei o quanto isso parece loucura. Ainda mais nesse mundo em que temos a ilusão que só é possível conseguir as coisas através da ação, do trabalho duro e do suor e das lágrimas. Sim, eu também já acreditei nisso. Até que eu comecei a entender que o alinhamento é o mais importante.


Se não, seria como passar o aspirador de pó na casa inteira, talvez até em tempo record, mas esquecer de ligá-lo na tomada. Não adiantaria de absolutamente nada e você ainda estaria agastando a sua energia em vão, com a ilusão de que estaria tomando ação.

E nós fazemos isso todos os dias. Fazemos 320 mil tarefas desordenadas, sem foco e o, mais importante, sem alinhamento. Ao final, estamos exaustos e sem ter conseguido andar nem 1 milimetro sequer na direção que realmente importava.

Então, reclamamos. Pois é mais “fácil” ou comum, pelo menos, do que mudar o padrão de comportamento e pensamento, para que realmente comecemos a ter ‘ações alinhadas’.

E aí que é o segredo.

Vai ter muita coisa para fazer ainda? Sim. Você vai ter que fazer coisas que nem sempre são empolgantes ou gostosas? Sim. Mas, ao se permitir o ócio sem culpa, sem julgamento, apenas se permitindo descansar, você possibilita que sua ‘bateria’ seja totalmente recarregada, para que, no momento de fazer qualquer uma dessas tarefas, você faça com presença.

Entregando, então, o melhor de si naquele momento, ao invés de se cobrar o perfeccionismo inalcançável, que também é sintoma de quem está com a própria energia masculina desequilibrada e dominante. E não, isso não é natural. Pode ser comum na nossa sociedade, porém não é natural para o seu corpo. Por isso você se sente exausto(a).

Eu sei que não é simples fazer essa mudança de paradigmas sozinho. Eu sei que doi até mesmo admitir que todo esse tempo você estava passando o aspirador de pó sem mesmo olhar se ele estava ligado na tomada. Mas, a verdade é que, independentemente do tempo que tenha levado, ainda sim é possível reverter esse quadro.


E aí, eu te falo por experiência, serão apenas 5 minutos para ligar o aspirador de pó na tomada, todos os dias. Mas que vão valer mais do que os últimos 5 dias, meses ou até anos de ações, quase em vão.

Só que eu não vou te enganar, às vezes, os 5 minutos não irão adiantar naquele dia, e, meu conselho é: vá procrastinar. Vá ver filme, passear, cozinhar ou, melhor ainda, cochilar. Isso vai ser muito melhor do que tomar qualquer ação pela qual depois você vai querer reclamar.

Se quiser ajuda para começar a cultivar esse alinhamento, dá uma olhada aqui para conhecer o meu atendimento.

Comments


bottom of page