If Only
- Isis C. Paranhos
- 30 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Se apenas,
quantas vezes já não pensamos “E, se…”, a respeito de tantas decisões que julgamos como erradas, em relação ao nosso passado?
E aí entramos na espiral do pensamento de começar a criar uma narrativa que nos leva a milhares de cenários imaginários - hipotéticos, sobre como nosso vida poderia ter sido se tivéssemos feito a escolha ‘A’ ou B.
A real é que caso aquelas escolhas não tivessem sido feitas naquele momento, hoje não seríamos quem somos e com o nível de consciência que temos, consequência de tais vivências.
Entende que é quase como aquele paradoxo de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Esse é o tema dessa série da Netflix, ‘If Only’, ‘Si lo hubiera sabido’, ou "Se eu soubesse'. Uma série espanhola que retrata a vida de uma mulher, mãe de gêmeos, em um momento de crise no casamento e na vida em geral, que se questiona ‘E se, eu não tivesse aceitado casar com ele, como poderia ter sido minha vida?’
E o que mais gostei foi do final. E não, não vou dar spoiler aqui nem falar nada que entregue o que é tema. Ao invés disso, te convido a assistir essa série e me contar o que achou. Agora, mesmo que você pense:
‘Quem nunca pensou coisas assim sobre grandes decisões?’
Eu te pergunto, quantas decisões, escolhas e coisas você ainda carrega esse peso, essa culpa? Sim, o nome dessa sensação é culpa e muitos de nós não sabe nem nomear ainda.
Só que você só se olha por essa ótica por se cobrar uma perfeição e um nível de consciência crística. Sendo que, sua própria contrapartida espiritual não te julga, nem vai te julgar, pelas escolhas que você fez no passado e que te trouxeram esse nível de consciência que você tem no presente.
Logo, o medo de reviver as experiências indesejadas do passado, ou até do momento presente, perdem o sentido de existir pois você já não está no mesmo nível de consciência do momento de tomar tais decisões que te levaram até tais experiências.
Faz sentido? Por isso, eu te convido a se perdoar. Deixar ir o peso por toda e qualquer escolha do seu passado, e começar a focar no ganho de consciência por ter tido a vivência que trouxe a esse patamar que você está agora.
Gostou? Me conta aqui nos comentários.
Comments